top of page

Trabalho Escrito

 

  Por definição, um trabalho escrito é um “Processo de escrever sobre um determinado tema, ideia e/ou sentimento, onde o autor realiza funções, de acordo com a intenção: aprender, expressar, organizar, opinar, registar e/ou partilhar.” (Cerqueira, da Costa, Leal, & Nunes, 2014). A sua elaboração pode ter como objetivo a avaliação numa unidade curricular, ou apenas para enriquecimento pessoal.

 

  Antes da elaboração propriamente dita do trabalho devemos ter em conta três princípios:

- Planificação: Nesta fase deve se começar por definir os objetivos do trabalho e o texto a construir. O tema a refletir e o que se sabe ou não dele. Esta etapa necessita de uma boa pesquisa bem suportada. (Cerqueira, et al, 2014. Pag.29-32)

 

- Redação: passar para o papel o pensamento. Aqui deve se cumprir com vários critérios como “a capacidade de síntese, a sequência lógica do texto e articulação do exposto, a terminologia científica e a correção linguística adequadas, a bibliografia válida, pertinente e atual, o respeito pelas normas de elaboração de trabalhos escritos, a fidelidade às fontes e a expressão da criatividade do seu autor”. (Cerqueira, et al, 2014)

 

- Revisão: É importante ao longo da composição do trabalho pois erros ortográficos, desformatações e outros parecidos podem comprometer a qualidade do trabalho. (Cerqueira, et  al, 2014. Pag.29-32)

 

  Em relação ao estilo e formatação do trabalho, deve ser levado em conta a mancha gráfica deste, ou seja boa formatação com parágrafos e espaçamentos adequados, tipo e número de letra dentro dos limites pedidos e o estilo do discurso. (Cerqueira, et al, 2014. Pag.29-32)

 

  Em relação à estrutura, um trabalho escrito deve contemplar 3 partes distintas:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  Estas são as três partes que devem estar sempre num trabalho escrito. De notar que a capa (pode ser colorida e ter imagem, o logótipo não pode estar desconfigurado) e folha de rosto (preto e branco e sem imagem com logótipo também sem cor) podem ter que seguir normas da instituição em que se está a elaborar o trabalho. (Cerqueira, et al, 2014. Pag.29-32)

 

  O trabalho deverá estar identificado e a data deverá estar da seguinte maneira estruturada:

  Ex: “Setúbal, 24 de Setembro de 2013” (Cerqueira, et al, 2014. Pag.29-32)

   Apesar destas partes obrigatórias o trabalho ainda poderá conter: uma errata, dedicatória, epígrafe (pensamento), agradecimento (s), lista de abreviaturas e/ou siglas e glossário, se assim for pertinente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  A introdução deve conter os seguintes tópicos:

  • contextualização do trabalho;

  • contextualização do tema;

  • justificação da escolha do tema ou relevância do estudo;

  • definição de objetivos;

  • apresentação da estrutura

 

  No desenvolvimento assuntos são apresentados e o tema desenvolvido, com base nos objetivos a alcançar e suportado por autores e documentos pertinentes, que orientam a fundamentação/reflexão. (Cerqueira, et al, 2014)

 

  Na conclusão devemos sintetizar as ideias principais do trabalho, referir se os objetivos foram cumpridos ou não e ainda podemos enriquecê-la com reflexões por exemplo sobre as dificuldades que houve na sua elaboração.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Este é um exemplo de um trabalho escrito bem realizado por uma de nós na unidade curricular de História de Enfermagem:

 

 

 

 

 

 

 

  Reflexão: Esta aprendizagem da realização de um trabalho escrito, permitiu-nos aumentar a qualidade dos nossos trabalhos em contexto académico pois começámos a respeitar as regras de elaboração corretas de um trabalho escrito. Um trabalho é muito mais do que pesquisa de informação e colagem, é um método que contém fases que nos ajudam a organizar e na própria realização de um trabalho. 

 

 

© 2014 por Adriana Guiomar, Ana Duarte, Isabel Roque, Joana Pinto

bottom of page