top of page

Pedagogia/Andragogia/Didática

 

  Didática é a ciência e arte da aprendizagem que visa o ensino no seu duplo estudo, material ou informal, formal ou educativo. É a área da Pedagogia e tem um objetivo social-politico. A construção curricular leva à afirmação do enfermeiro enquanto profissional. A complexidade aumenta, há um fornecimento de ferramentas e encontra-se em constante construção/reconstrução. (Freitas, 2014)

A pedagogia tem como objetivo de estudo a educação das crianças, é um método de ensino e aprendizagem do ser humano. [1] Já a Andragogia é uma ciência ou conjunto de métodos para ensinar adultos, em contraposição à pedagogia, pretende orientá-los na sua aprendizagem.[2]

 

  Na educação de Adultos, tem de se adequar a metodologia de acordo com o público-alvo, ter em atenção a experiência pessoal de cada um, a forma como cada pessoa lida com situações inesperadas na sua vida, é um conhecimento em contante mudança e em atualização permanente. Pretende-se levar à mudança contínua. (Freitas, 2014)

Uma formação Continua leva ao aprofundamento do grau de desenvolvimento pessoal e profissional. Todos os dias existem novos progressos no conhecimento, tecnológica e novas descobertas. Uma educação permanente constitui uma aprendizagem inicial. (Freitas, 2014)

 

  Reflexão: Ao longo da nossa vida profissional será necessário uma formação contínua, pois não basta o curso de licenciatura para exercermos a nossa profissão, esta implica uma aprendizagem continuada que está sempre a ser atualizada. Temos de estar sempre o mais informados possível para bem dos nossos doentes, o mundo da saúde está em constante reformulação e é nossa responsabilidade estar sempre informados dessas alterações para sermos os enfermeiros que os nossos doentes necessitam.

 

 

 

[1] "pedagogia", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/pedagogia [consultado em 03-12-2014].

 

[2] "Andragogia", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/andragogia [consultado em 03-12-2014].

© 2014 por Adriana Guiomar, Ana Duarte, Isabel Roque, Joana Pinto

bottom of page