Portefólio
de Didática
em Enfermagem
Na construção do "eu" ...
O Portefólio
O que é e Para que Serve?
Um portefólio é um instrumento de ensino-aprendizagem que íntegra o Trabalho, Esforço, Progresso, Aprendizagem dos autores, ao mesmo tempo que acompanha uma Reflexão dos próprios em relação aos conhecimentos, motivações, interesses e valores daquilo que foram adquirindo durante um certo período. (Leal, P., 2014)
É também considerado como “(…) estratégia que facilita a aprendizagem e permite a avaliação da mesma.” (Cerqueira, da Costa, Leal, & Nunes, 2014, p. 42) É estritamente necessário, que um Portfólio seja um processo de aprendizagens contínuo, com uma visão critica das aprendizagens obtidas para o futuro , e não uma mera apresentação expositiva dos trabalhos realizados. (Leal, 2014)
Princípios orientadores:
Para que um Portfólio esteja bem organizado e de seja de fácil leitura, é necessário que em primeiro lugar, seja dada uma explicação sobre: a sua estrutura; quais as regras de navegação no portfólio. Este passo não pode ser deixado ao acaso, pois contribui para uma boa apresentação do trabalho. (Leal, 2014)
Na construção de um Portfólio, é necessário “(…) 1) uma ligação estreita entre o cronograma dos conteúdos programáticos a UC a que se destina; (….) 3) as estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas.” (Cerqueira, da Costa, Leal, & Nunes, 2014, p. 42), mas também as suas exigências.
Para começar, é necessário escolher as ferramentas a utilizar e aconselha-se sempre que estas sejam as mais comuns, para que não haja problemas com a abertura dos programas posteriormente. (Leal, 2014). De seguida devemos organizar todos os documentos que serão utilizados em pastas, para que seja de fácil manuseamento. (Leal, 2014)
A partir daqui, é necessário arranjar um fio condutor e começar a construção do Portfólio para que este tenha uma linha de raciocínio subjacente e faça sentido para quem o está a ler. (Leal, 2014)